sábado, 15 de dezembro de 2012

Agora, numa etapa de relatório do projeto Arquipélago junto ao Coletivo Construções Compartilhadas, relembro toda a trajetória desse ano... por sugestão de Rita Aquino para todos os membros do coletivo responderem sobre suas ilhas - a pergunta-chave do projeto - Por onde você tem passado? - respondo:


Tenho passado por um lugar de comunidade, diferente da minha realidade, mas que se tornou a minha realidade durante esse processo criativo. Momentos de questionamentos sobre uma determinada forma de convívio pelas dores e amores de pessoas que se comportam e tem hábitos diferentes das minhas escolhas e oportunidades atuais. Tenho rolado por uma inclinação de concreto para chegar até o mar, para chegar até o céu, lugares infinitos de ludicidade e de uma magia que só existe em comunidades, onde as pessoas se conhecem e se protegem a longo tempo. Mas com um imenso cansaço das dificuldades que essa condição traz – estar quase sempre fora de um mapeamento do macro-sistema e escondido do caminho nobre, estar com a delícia do mar e com o odor do lixo – significar quase nada diante de um sistema político. Tenho passado por um lugar de transformação, onde os movimentos são coreografados e improvisados e atualizados e compartilhados com o chão e com a água. Tenho ficado bêbada na minha própria solidão para emergir na superfície alvejada... tenho respirado com pouco ar, mas rodeada de crianças que desenham a própria comunidade e ainda sabem o que é brincar na rua num futebol diário ao pôr-do-sol aberto ao mar. Tenho vivido rolamentos de encontros e despedidas no exercício de saber criar afetos e saber dizer adeus, deixar o lugar, deixar a casa, subir a ladeira... um poder de mover, de ir e vir, de deixar rastros pelo caminho. Tenho saudades da casa da minha avó que fazia geladinho e morava numa ladeira que dava pro parque da cidade – na Vila Brandão, D. Tonha faz geladinho e mora no meio da ladeira que dá pro mar... há uma identificação de uma memória e de uma lembrança que aproxima os lugares de uma infância e de um afeto que se atualiza!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário